Ir para o conteúdo

Câmara Municipal de Chamusca

Página principal

Notícias

Chamusca disponibiliza serviço GRATUITO …

          Município da Chamusca disponibiliza serviço GRATUITO de recolha de Monos e Verdes    Chamusca disponibiliza serviço GRATUITO de recolha de Monos e Verdes...

Read more

Agendas Culturais

Agenda Cultural 8

    Entramos em março imbuídos do despertar da natureza, e com esta trazemos novos ciclos...

Read more

Agenda de Eventos

25 Março | Filminhos à solta no País | C…

        Filminhos à solta no País | Cinema de Animação | Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva   O Município da Chamusca apresenta no próximo dia 25 de Março, pel...

Read more

Agenda de Eventos

25 Março | Mesa Redonda | Debate | Arque…

        Arqueologia da Chamusca | Mesa Redonda | Debate   O Município da Chamusca realiza no próximo dia 25 de Março, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal Ruy Gomes...

Read more

Agenda de Eventos

Carmen Souza e Theo Pascal

        Carmen Sousa e Theo Pascal na Chamusca   Ela canta, ele toca baixo e contrabaixo. Carmen Souza, filha de Cabo-Verdeanos nascida em Lisboa, junta-se ao seu p...

Read more

Agenda

Mo Tu We Th Fr Sa Su
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031
  SEGUIR

Praça de Touros

 


 

Chamusca, terra aficionada! Mantêm vivas tradições à muitas gerações...

A 3 de Julho de 1785, num acórdão da Câmara Municipal da Chamusca, constitui a primeira informação documentada sobre uma corrida de toiros organizada nesta vila. Este acórdão refere-se a uma carta régia em que sua Majestade, participa a esta Câmara os casamentos das Senhoras Infantas, para efeito de se fazerem as demonstrações de alegria costumadas.

 "Determinando que no dia 17 desse mês e ano se corressem toiros... e que os oficiais respectivos e pessoas que tivessem madeiras seriam obrigados a emprestá-las e a prepararem a Praça..."

 


Outros dois acórdãos da Câmara, citam espectáculos tauromáquicos levados a efeito na Chamusca, em 25 de Outubro de 1785 e 18 de Maio de 1793. A primeira Praça de toiros, existiu no actual Largo João de Deus e nela tourearam os Robertos, Cadete, Peixinho, etc., nas touradas que se realizavam pelo bodo do Espírito Santo, nos meados do século XIX e que tanta celebridade tinham na região.

Davam-se habitualmente, duas ou três corridas por ano, muito bem organizadas e que despertavam sempre o maior interesse, pois as festas do Espírito Santo, que antigamente se faziam na Chamusca, chamavam inúmeros forasteiros. Em 1862 foi construida, uma praça no velho Largo do Arneiro, hoje Largo Conde Ferreira. Seguiu-se-lhe a do Largo de Camões, por iniciativa de um grupo de indivíduos, de que faziam parte, Aires da Costa e Francisco Calho e que foi inaugurada em 1872 com um curro de doze toiros de José Félix Pereira, foram lidados por José Cid, a cavalo, Robertos, Colabaça e José Peixinho e pegados por José Nicolau, Pedro Moricada, Luís Netto Ferreira, Augusto Silva e outros. No Arneiro do Cid, junto à actual Casa do Povo, do lado nascente, ergueu-se uma outra praça que existiu ainda em 1875.

Todas estas praças eram em madeira, as mais antigas não terão passado de simples resguardos de varolas, as mais recentes devem ter sido montadas por "palanqueiros", indivíduos que construíam os palanques para a assistência

Foi também no Arneiro do Cid, mas do lado do Tejo, que se situou a primeira Praça de alvenaria e madeira, foi inaugurada em 13 de Setembro de 1888, tinha 4000 lugares, a barreira e os curros eram de pedra. e que mais tarde foi cedida ao Montepio Artístico Chamusquense, dela restava nas primeiras décadas deste século a parte em alvenaria.

Foi nesta arena que se estrearam o chamusquense Carlos Gonçalves e o Goleganense Teodoro  Gonçalves e se exibiram, entre outros, António Marques de Carvalho, Fernando de Oliveira, D. António de Portugal, José Joaquim Pedroso Jr., Manuel Casimiro de Almeida, Calabaças, Robertos, Joaquim Vaz e Eliseu Fragoso, se correram toiros de Francisco Ferreira Jordão de Coruche, José Henriques, Carlos Augusto Marques, Conde da Atalaia, Acácio Palyart de Seixas, Dr. José Vasconcelos Mascarenhas Pedroso, Valério Jorge das Neves e Irmão, José Vaz Monteiro e José Fernandes Orvalho, com grupos de forcados da Chamusca, Golegã, Santarém, Riachos, etc., e actuaram filarmónicas da Chamusca, Golegã, Almeirim, Constância e Mata.

A última praça de toiros em madeira foi instalada no pátio de Manuel Cipriano de Seixas, notícia de uma corrida em beneficência do Hospital com um curro da Condessa da Junqueira e algumas outras com toiros de José Henrique Peleiro da Golegã, este "ganadero" possuía apenas um curro e com ele satisfazia todos os pedidos, deste curro ficou célebre o toiro "Serrote" que foi corrido mais de cinquenta vezes, era tão matreiro que ficou célebre a expressão "sabes mais que o toiro Serrote do Peleiro". Em 1915 uma comissão, cuja composição se ignora, requereu à Câmara autorização para construir uma praça de toiros no Largo da República. Ainda foi entregue o ante-projecto, a Câmara deferiu o requerimento e solicitou o projecto definitivo, que não se sabe se chegou a ser feitoAinda em 1915, depois de uma vacada levada a efeito na velha praga do "Arneiro do Cid", um grupo de rapazes reuniu-se numa ceia e lançou a ideia da construção da actual praga de toiros. Solicitada à Câmara a cedência do terreno, foi este vendido em 11 de Fevereiro de 1916, a Carlos Augusto Pedroso, com a condição de se destinar à edificação de uma praça de toiros a oferecer à Santa Casa da Misericórdia da Chamusca. 0 projecto da fachada principal é da autoria do Arquitecto Carlos Augusto Pedroso, foi recebido na Câmara em 8 de Março de 1917, mês em que foi colocada a primeira pedra.

Uma circular assinada e expedida em 24 de Janeiro de 1918, solicita auxílios financeiros e em materiais, sendo subscrita por Adolfo Pedroso Carvão Guimarães, Alberto Frederico Empis e Carlos Augusto Pedroso, a Praça ficou a dever-se sobretudo ao entusiasmo e pertinência de Alberto Frederico o Empis. Além dos três membros citados outros onze constituíram a comissão: António Severiano de Seixas, Armando Bayly, Bernardino Vaz Monteiro, Casimiro Nunes Egreja, Frederico Bonacho dos Anjos, Joaquim Ferreira Gouveia Coutinho, José Elizeu Fragoso, José Joaquim Pedroso, José Maria Pedroso, José Máximo Neto da Costa e José Neto Ferreira. Quase todos os chamusquenses contribuíram para a Construção da Praça muitos deles porque mais não tinham, contribuiram com dias de trabalho não remunerado, a praça importou em 31.825$33 e houve que recorrer a um empréstimo de 21.409$49.

 

 

A 13 de Janeiro de 1922, a comissão entregou a praça à Misericórdia ainda não totalmente paga, mas as ajudas estavam a fraquejar e a opinião pública era de que fosse entregue com uma dívida de 10.780$82. Foi inaugurada às três horas da tarde do dia 3 de Agosto de 1919, por entre o estralejar ensurdecedor de foguetes e morteiros, os acordes vibrantes da Filarmónica da Chamusca, as casacas rutilantes dos cavaleiros, as fardas multicolores dos forcados, campinos e bandarilheiros, fizeram o orgulho do povo chamusquense.

Da inauguração, constaram duas corridas, a primeira a 3 de Agosto de 1919, que incluía no cartel os amadores D. Alexandre de Mascarenhas, Roberto de Vasconcellos e Francisco Barreiros na lide a cavalo; os bandarilheiros Eduardo Perestrelo, D. Carlos de Mascarenhas, Francisco d'Oliveira, Gama Lobo, D. Pedro de Bragança, D. João de Mascarenhas e Rafael Gonçalves, os forcados António Abreu, António Serra e Moura, Arnaldo de Araujo, Benjamim Jardim, Fernando de Vasconcellos, José Maria Antunes, José Maria Pedroso e Hilário Barreiros, a corrida foi dirigida por Francisco de Matos Fragoso e os toiros pertenciam à ganadaria do Sr. Norberto de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso. A partir daí, muitos foram os cavaleiros matadores, novilheiros e grupos de forcados que passaram pela arena chamusquense que tem a lotação de 3300 pessoas.

 

 

 

Ler 3341 vezes Modificado em sexta, 16 outubro 2015 08:38

Contactos Úteis

  • Serviços Municípais

  • Juntas e União de Freguesias

  • Ensino Público

  • Farmácias

  • Segurança Pública

  • Saúde e Ação Social

  • Gabinete de Inserção Profissional

    Morada: Rua Anselmo de Andrade, nº 53

    2140-081 Chamusca - Portugal

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefone: +351 249 769 608

    Fax: +351 249 769 309

  • Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva

    Morada: Largo Vasco da Gama

    2140  Chamusca - Portugal

    Site: http://bmc.cm-chamusca.pt/

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefone: +351 249 769 108

     

     

  • Gabinete de Apoio ao Consumidor

    Morada: Rua Anselmo de Andrade, n.º 53

    2140-081 Chamusca - Portugal

    Email: apoio.consumidor@cm-chamusca.pt 

    Telefone: +351 249 760 677 

    Fax: +351 249 769 309

  • Gabinete de Desporto - Piscina Municipal

    Morada: Tv. António Severiano de Seixas

    2140-146 Chamusca - Portugal

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefone: +351 249 769 100

    Fax: +351 249 760 211

  • Serviço de Informática

    Morada: Rua Sousa Girão n.º 7

    2140-140 Chamusca - Portugal

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefone: +351 249 769 100

     

     

  • Centro de Apoio a Empresas

    Morada: Rua Anselmo de Andrade, nº 53

    2140-081 Chamusca - Portugal

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefone: +351 249 769 300

    Fax: +351 249 769 309

     

  • Gabinete de Proteção Civil Municipal

    Morada: Largo da República (B.V.C)

    2140-133 Chamusca - Portugal

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefone: +351 249 760 229

    Fax: +351 249 760 700

  • Centro de Inclusão Social da Chamusca

    Morada: Rua Sousa Girão, n.º 18

    2140-141 Chamusca - Portugal

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefone: +351 249 769 600

     

  • Serviço de Apoio ao Munícipe

    Morada: Rua Direita de S. Pedro 

    2140-098 Chamusca - Portugal

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefone: +351 249 769 100

    Fax: +351 249 760 211

  • Junta de Freguesia de Carregueira

    Morada: Rua Direita, 80

    2140-665 Carregueira - Portugal

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

    Telefone: +351 249 740 244

    Fax: +351 249 741 053

  • Junta de Freguesia de Vale de Cavalos

    Morada: Rua Junta de Freguesia, nº 17

    2140-405 Vale de Cavalos - Portugal

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefone: +351 249 780 167

    Fax: +351 249 780 086

  • União de Freguesia de Parreira e Chouto

    Morada: Bairro Novo, 28 - Parreira

    2140-519 Parreira - Portugal

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefone: +351 249 771 051

    Fax: +351 249 771 612

  • Junta de Freguesia de Ulme

    Morada: Rua Viriato Cabreira, 21 - Ulme

    2140-383 Ulme - Portugal

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefone: +351 249 770 284

    Fax: +351 249 770 344

  • União Freg. Chamusca e Pinheiro Grande

    Morada: Largo Conde Ferreira - Chamusca

    2140-069 Chamusca - Portugal

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefone: +351 249 760 074

    Fax: +351 249 760 679

  • Escola Básica do 1º Ciclo da Carregueira

    Morada: Rua Casal da Amendoeira

    2140-674 Carregueira - Portugal

    Telefone: +351 249 741 248

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Escola Básica do 1º Ciclo da Chamusca

    Morada: Rua Heróis da Res. Anti-Fascista

    2140-133 Chamusca - Portugal

    Telefone: +351 249 761 413

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Escola Básica do 1º Ciclo da Parreira

    Morada: Rua 1.º de Dezembro

    2140-512 Chamusca - Portugal

    Telefone: +351 249 771 211

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Escola Básica do 1º Ciclo do Chouto

    Morada: Travessa das Escolas

    2140 Chouto - Portugal

    Telefone: +351 249 771 655

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Escola Básica do 1º Ciclo de Ulme

    Morada: Rua do Chafariz

    2140-374 Ulme - Portugal

    Telefone: +351 249 770 277

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Escola Básica do 1º Ciclo Vale de Cavalos

    Morada: Rua da Fonte

    2140-410 Chamusca - Portugal

    Telefone: +351 249 780 410

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Farmácia São Pedro

    Morada: Rua Direita S. Pedro 127, Chamusca

    2140-098 Chamusca - Portugal

    Telefone: +351 249 760 378

  • Farmácia Joaquim Maria Cabeça

    Morada: Largo João Deus 14, Chamusca

    2140-076 Chamusca - Portugal

    Telefone: +351 249 760 299

    Fax: +351 249 761 067

  • Proteção Civil da Chamusca

    Larqo da República, 3 (junto aos B.V.C)

    2140-133 Chamusca - Portugal

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefone: +351 249 760 229 / 249 769 105

    Fax: +351 249 760 700

  • GNR - Posto Territorial de Chamusca

    Morada: Avenida Dr. Carlos Amaro

    2140-054 Chamusca - Portugal

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefone: +351 249 769 030

    Fax: +351 249 769 031

  • Bombeiros Voluntários da Chamusca

    Morada: Larqo da República, 3

    2140-133 Chamusca - Portugal

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefone: +351 249 769 220

    Fax: +351 249 769 229

  • Santa Casa da Misericórdia da Chamusca

    Morada: Rua Engº João P Rolim - Casal do Pereiro

    2140-015 Chamusca - Portugal

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefones: +351 249 769 080

    Fax: +351 249 769 089

  • Segurança Social da Chamusca

    Morada: Rua Mascarenhas Pedroso, 8

    2140-133 Chamusca - Portugal

    Telefone: +351 249 760 403

    Fax: +351 249 761 004

  • Centro de Saúde da Chamusca

    Morada: Largo Sacadura Cabral - Chamusca

    2140-078 Chamusca - Portugal

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Telefones: +351 249 769 170 / 172

    Fax: +351 249 760 709