Saltar para o conteúdo principal
Lido 728 vezes

Eventos Gastronómicos

 

 Ao longo do ano, o território do concelho da Chamusca é palco para diversos eventos relacionados com a gastronomia, assentes nos produtos e nas tradições locais. Há muitos e saborosos motivos para nos visitar, seja durante os eventos, seja em qualquer altura do ano e provar a nossa gastronomia.

 

 

FESTIVAL DO COGUMELO DA PARREIRA

6, 7 e 8 de MARÇO

O Festival do Cogumelo da Parreira é uma iniciativa gastronómica promove este produto endógeno da nossa charneca ribatejana, ao mesmo tempo que dá palco aos sabores e saberes locais desta freguesia. A Parreira tem vários produtores agrícolas e apanhadores de cogumelos silvestres e esta foi e é ainda uma importante atividade económica para muitas famílias. O festival nasceu da iniciativa conjunta entre o Município da Chamusca e a União de Freguesias de Parreira e Chouto e conta anualmente com a presença de reconhecidos chefs de cozinha nacionais, espetáculos musicais e etnográficos, provas gastronómicas, restauração, bares, artesanato, mostra de produtos e passeios temáticos e científicos.

Org:. Município da Chamusca e União de Freguesias de Parreira e Chouto

 

 

FESTIVAL “JÁ TE DOU O ARROZ” - ULME

SETEMBRO

A freguesia de Ulme, no concelho da Chamusca, acolhe o evento “Já te Dou o Arroz”, um certame dedicado a promover o arroz, um produto endógeno e tradicional da freguesia, um território da charneca ribatejana onde existem vastas extensões de arrozais e onde o arroz é uma fonte de riqueza para muitas famílias.

Este evento é uma organização do Município da Chamusca e da Junta de Freguesia de Ulme e realizou-se pela primeira vez, entre os dias 20 a 22 de setembro. Trata-se de mais um evento de dinamização do território, associando a promoção de um produto local a momentos de convívio e de animação, à semelhança dos grandes eventos que já caraterizam o concelho da Chamusca.

O evento integra a confeção e apresentação de pratos e doçaria de arroz, além de atividades paralelas como sessões de showcooking, música, animação infantil, desporto, jogos tradicionais, Trilho dos Arrozais da Freguesia de Ulme, bênção dos arrozais, música, pintura ao vivo, bares e expositores. O evento realiza-se no recinto de festas de Ulme.

Org: Município da Chamusca e Junta de Freguesia de Ulme

 

FESTIVAIS DE SOPAS

 

PROVA DE SOPAS – Carregueira – Último fim-de-semana de março

 

SOPAS NA ALDEIA - Pinheiro Grande – Maio e Outubro

Organização: ADAP - Associação de Desenvolvimento da Aldeia do Pinheiro e Sociedade de Instrução e Recreio de Pinheiro Grande

 

PROVA DE SOPAS REGIONAIS – Chamusca – 2º fim-de-semana de julho

Organização: Grupo de Danças e Cantares da Chamusca e Ribatejo

 

FESTIVAL DE SOPAS DA PARREIRA – novembro

Organização: Centro de Apoio Social da Parreira 

 

 FESTIVAL DO FRANGO - Vale de Cavalos

2.º fim-de-semana de julho

Organização: Aconchego – Centro de Apoio Social

 

FESTA DA SARDINHA - Parreira

JULHO

Organização: Centro de Apoio Social da Parreira

 

SARDINHADA - Semideiro

JULHO

Organização: Comissão de Festas do Tamazim

 

voltar ao topo