Saltar para o conteúdo principal

Cineteatro da Misericórdia

A sua construção inicial remonta ao ano de 1942, e foi edificado no local da velha Casa da Caldeira, que na época, foi também explorada como cinema e teatro, pela Santa Casa da Misericórdia da Chamusca.

Passados quase dois anos de obra e construção, e após a demolição em Junho de 1942, das antigas edificações ali existentes, iniciou-se assim um historial de um dos mais belos, e antigos palcos Chamusquenses. O qual se tornaria na época de então, num dos maiores exemplares existentes na região. O Cine-Teatro da Misericórdia da Chamusca, foi  inaugurado a 29 de Dezembro de 1943, e teve um custo total de obras superior a 500.000$00 na moeda de então, para os quais, os chamusqueses contribuíram também com material e mão-de-obra. 
 
A sua apresentação ao público, foi feita com a pompa e circunstância devida, trazendo assim ao novíssimo palco chamusquense, a famosa Companhia do Teatro Variedades, dirigida pela saudosa actriz Maria Matos, com a peça "Joana, a Doida". Os chamusquenses rejubilaram o facto de ter sido possível, finalmente, dotar a Vila de uma casa de espectáculos condigna, tendo o espaço na altura, ficado com uma lotação de 660 lugares sentados.
 
Daí em diante, passou a ser justamente, um orgulho e uma certeza futura para as gerações vindouras, de poderem desta forma usufruir de um valioso património de cultura e lazer. Trazendo à memória o reconhecimento do inolvidável esforço, que a comunidade local de então foi capaz de fazer, para a realização desta importante obra na Vila da Chamusca.
 
Mais recentemente, sofreu obras de remodelação (Maio 2004), recorrendo a fundos comunitários europeus. Foram feitos melhoramentos, que visaram dotar o edifício de melhores condições de segurança e de conforto, ficando a partir desta data com cerca de 300 lugares sentados.
 
Engloba também a rede local de equipamentos culturais, que permitem desta forma, ter boas condições à promoção de diversas actividades de carácter sócio-cultural na Vila e Concelho da Chamusca. Sendo por isso, um palco nativo de espectáculos teatrais, festas, colóquios e variadíssimos outros eventos. Conta muito dentro em breve, restabelecer novamente a apresentação de Cinema ao público que o visita.
 
Edifício do Cineteatro da Misericórdia da Chamusca
Largo 25 de Abril - 2140-068 Chamusca
 
 
 
 
 
 
Tagged em
voltar ao topo