Saltar para o conteúdo principal
Lido 14299 vezes
Modificado em quarta-feira, 27 novembro 2019 10:26

 

UNIÃO DE FREGUESIAS DE PARREIRA E CHOUTO

A União de Freguesias de Parreira e Chouto surgiu em 2013 imposta pela Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro [Reorganização administrativa do território das freguesias].

No âmbito da reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Parreira e Chouto, esta recente Freguesia do concelho de Chamusca é a maior do seu concelho, tem cerca de 338,42 km² de área e 1 492 habitantes [2011], o que corresponde a uma densidade populacional de 4,4 hab/km². Devido ao seu enorme território, representa quase metade do concelho da Chamusca.

 

 

PARREIRA

A Parreira é uma freguesia do concelho de Chamusca, de cuja sede dista cerca de 24 km, no distrito de Santarém. Estando situada a sul do concelho, está edificada junto a duas ribeiras: a Ribeira de Muge e a Ribeira do Chouto. Embora seja ainda de instituição muito recente, a Freguesia da Parreira foi criada a partir do Decreto-Lei 106/85, datado de 4 de Outubro de 1985.

É no entanto de povoamento antigo, pois esteve até aquela data, anexa à freguesia de Vale de Cavalos, de modo que, a sua história lhe esteve sempre associada, tendo contudo pertencido, durante cerca de sete anos, ao concelho de Alpiarça [1919-1926].

A Freguesia de Parreira teve a sua origem, como reza a sua história, em dois Casais: um denominado de Casal da Parreira o outro Casal do Salvador. Em outros tempos vieram de vários lugares pessoas para trabalhar no campo [corte de mato, arroteias de milho e outros cereais, para as tiradas de cortiça, etc.] entre os quais das Zonas de Montargil e Ponte de Sôr principalmente, que se foram fixando nestes casais, iniciando-se assim a aldeia de Parreira, onde em outros tempos não muito atrasados existia a praça, lugar esse onde se contratava o pessoal para o trabalho e onde também se realizava o bailarico, única distracção a não ser a feira da Ponte [em Ponte de Sôr] ou a feira de São Martinho (na Golegã) existente neste lugar.

Não deixe de visitar a Freguesia de Parreira, na certeza porém de poder desfrutar da beleza da floresta, apreciar o sossego dos verdes prados, praticar desportos ao ar livre. Participar em jornadas de caça e pesca, nos passeios todo terreno, bem como saborear os vários pratos típicos de caça e peixe da nossa gastronomia. Prazeres ao seu alcance num ambiente saudável e sem poluição. 

 

HERÁLDICA . PARREIRA

 

Ordenação Heráldica do Brasão e Bandeira: Parecer emitido em 21 de Novembro de 2000. Publicada no Diário da República Nº 14, III Série de 17 de Janeiro de 2001. DGAL: Nº 32/2001 de 29 de Janeiro de 2001.

Armas: Escudo de ouro, um sobreiro de verde, arrancado e folhado do mesmo, descortiçado de negro, entre dois cachos de uvas de púrpura, sustidos de verde; em ponta, quatro burelas ondadas de azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: "PARREIRA - CHAMUSCA".

Selo: Nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Parreira - Chamusca"

Bandeira: Verde, cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.
 
  

CARACTERIZAÇÃO DA FREGUESIA . PARREIRA

 
A Parreira é uma freguesia do concelho da Chamusca, distrito de Santarém, com 133,44 km² de área e 1.015 habitantes [2001]. Dista da sede de concelhia cerca de 24 km.
 
Orago: Nossa Senhora de Fátima;
Área da Freguesia: 133,44 Km²;
População: 1.015 habitantes [842 Eleitores];
Densidade: 7,6 Hab. / Km²;
Povoações: Parreira, Salvador, Moinho de Vale de Flores e Murta;
Actividades Económicas: Comércio, Agricultura, Floresta, Caça e Pesca;
Feiras: Mercado Mensal [2º Domingo do mês];
Festas e Romarias: Festa do Grupo Desportivo da Parreira [Julho], Festa do Rancho Folclórico da Parreira [Agosto/Setembro];
Património cultural e edificado: Igreja da Nossa Senhora de Fátima, Salões Sócio-Culturais Locais, Campos de Futebol [Relvado], Zona de Passeios Panorâmicos;
Ecologia e Paisagem Ribeira de Muge, Barragens de Cantarinhos, Reservas de Caça da Bunheira do Grou e Machuqueira;
Gastronomia: Vários pratos relacionados com borrego, porco, animais de caça e pesca;
Coletividades: 2 Grupos Desportivo, 1 Rancho Folclórico da Parreira, 1 Associação de Caçadores da Parreira e 1 Centro de Dia.
 
 

CHOUTO

 

O Chouto é a maior freguesia do concelho da Chamusca e uma das que apresenta melhores condições de afirmação no futuro. Entre os enormes recursos de florestas, a tradição que nos orgulha e a vontade de combater a interioridade que conduziu, durante anos, a um relativo estrangulamento económico da freguesia, sentimos hoje a satisfação de saber que está no caminho certo.

A actuação desta Junta de Freguesia, ao longo dos últimos quatro anos, assentou em duas condições essenciais: Combater as distâncias que nos separavam dos meios mais urbanos (através de uma rede viária de qualidade); Preencher as necessidades mais urgentes dos seus munícipes [através de obras e projectos que assentam num futuro sustentado].

É esse o caminho a seguir. Foram dados os primeiros passos, num trabalho sério, que permitirá cada vez mais, a fixação de jovens e empresas na freguesia. Nunca estivemos, por isso, tão confiantes em relação ao futuro da nossa terra. Resta-nos, pois, continuar a trabalhar nesse sentido. Temos a plena noção que só através de um sector de ensino mais evoluído e capaz se pode ter, no futuro, melhores quadros profissionais nas mais diversas áreas. Por isso apostamos fortemente na requalificação do parque escolar da nossa freguesia. As obras levadas a cabo no Jardim de Infância e a construção da cantina escolar são disso exemplo.

Para nós é muito importante que a população se sinta bem onde vive. Queremos uma freguesia cada vez mais bonita, onde as pessoas tenham orgulho de viver.

 
 

HERÁLDICA . CHOUTO

 Ordenação Heráldica do Brasão e Bandeira: Parecer emitido em 21 de Agosto de 1995. Publicada no Diário da República Nº 254, III Série de 03 de Novembro de 1995. DGAL: Nº 300/2001 de 03 de Setembro de 2001.
Armas: Escudo de ouro, dois ramos de sobreiro de verde, landados de púrpura, postos em faixas, acompanhados em chefe de uma flor-de-lis de azul entre dois chocalhos de negro e, em ponta, de três burelas ondeadas de azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda em maiúsculas [negro] "CHOUTO".
Selo: Nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia do Chouto - Chamusca". 
Bandeira: De verde, cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.
 
 

CARACTERIZAÇÃO DA FREGUESIA . CHOUTO

 

O Chouto é uma freguesia do concelho da Chamusca, com 205,30 km² de área e 715 habitantes [2001]. Café principal no largo da Feira junto á Igreja da nossa senhora da conceicao, é o "Café Costa". Integrada no concelho de Chamusca, distrito de Santarém, a freguesia de Chouto dista da sede concelhia cerca de 17 km [ver mapa]. 

 

Orago: Nossa Senhora da Conceição;

Área da Freguesia: 205,30 Km²;

População: 715 habitantes [643 Eleitores];

Densidade: 3,5 Hab. / Km²;

Povoações: Chouto, Gavião, Gaviãozinho, Gorjão, Marmeleiro, Marvila, Pego da Curva e Tojeiras de Baixo;

Atividades Económicas: Agro-Pecuária, Indústria da Construção Civil e Exploração Florestal, Comércio;

Festas e Romarias: Feira de S. Pedro [Finais de Junho];

Património cultural e edificado: Igreja de N. Senhora da Conceição, Chafariz do Chouto, Capela do Sagrado Coração de Jesus, Salão Sócio-Cultural Local, Parques Lúdico-Desportivos, Campo de Futebol, Recintos Urbanos Adaptáveis a Actividades Culturais da Freguesia e Centro de Dia;

Ecologia e Paisagem Ribeira de Muge [Local onde avistam várias Ganadarias], Moinhos Velhos, Floresta e Fauna Animal de Caça;

Artesanato: Artesanato em Cortiça e Madeira, Cestaria e Latoaria;

Coletividades: Grupo Desportivo de Chouto, Centro de Acolhimento Social do Chouto e Comissão Paroquial do Chouto, Comissão de Melhoramentos do Gaviãozinho.

 
 

ORGÃO EXECUTIVO . UNIÃO DE FREGUESIAS

 
Presidente [PS]
Bruno Miguel Marques de Oliveira 
Secretário [PS]
Manuel Lopes de Oliveira
Tesoureiro [PS]
Dora Isabel Rosa Ribeiro
 

ORGÃO DELIBERATIVO . ASSEMBLEIA DE FREGUESIAS

 
Presidente da Assembleia [PS]
Mário Rui Pereira Bento
1.ª Secretária da Assembleia [PS]
Cidália Maria Oliveira Carvalho
2.ª Secretária da Assembleia [PS]
Ana Rita da Costa Santos 
Vogal da Assembleia [CDU]
João Gabriel Garcias Rodrigues 
Vogal da Assembleia [PS]
Nuno Filipe Henriques Oliveira
Vogal da Assembleia [PS]
Rogério José da Silva Rosa 
Vogal da Assembleia [PS]
Manuel Lopes Varela 
Vogal da Assembleia [PS]
Marta Isabel de Jesus Silva 
Vogal da Assembleia [PS]
Jorge Manuel António Ferreira 
 
 

MORADA E CONTACTOS

  Bairro Novo, 28 - 2140-519 Parreira | Rua Nova, 41 - 2140-214 Chouto

Parreira - 249 771 051 [fax. 249 771 612] | Chouto - 249 771 336 [fax. 249 771 026]

 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.   |    http://www.ufpc.pt 


                             

HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO [dias úteis]

 09h00 às 12h30 e 14h00 às 17h30 

 

 

voltar ao topo