Saltar para o conteúdo principal
Lido 2550 vezes

VESPA VELUTINA NO CONCELHO DA CHAMUSCA

Foram avistadas no concelho da Chamusca, mais propriamente na zona norte do concelho, exemplares de vespa velutina, vulgarmente conhecida por vespa asiática.

A Câmara Municipal informa que está a acompanhar a situação, e que o principal impacto conhecido desta espécie é a predação de outras abelhas e insetos. Para a população, a vespa velutina não é mais agressiva do que a vespa autóctone, embora reaja de forma diferente ás ameaças ao seu ninho, produzindo uma resposta em grupo.
Sendo assim, em caso de avistar um ninho, ou mesmo algum exemplar como o que está na imagem, comunique à Câmara Municipal (se possível com registo fotográfico), através da APP do Município ou da plataforma online SOS VESPA – http://www.sosvespa.pt .
No entanto, também já houve registo no concelho da presença da vespa crabro, conhecida também por vespa europeia, que se diferencia da vespa velutina pela coloração do abdómen que é mais castanho (ver diferenças nas imagens). Tal como a vespa velutina alimenta-se de outras abelhas e não está associada a qualquer risco para a população.
No entanto, recomenda-se que o seu avistamento seja igualmente comunicado à Câmara Municipal da Chamusca, através do contacto de telefone 249 769 100, ou através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou contacte a sua Junta de Freguesia.

SE VIR ALGUM NINHO DE VESPA ASIÁTICA, NÃO MEXA NEM REMOVA, MAS SIM DENUNCIE A SUA EXISTÊNCIA ÀS AUTORIDADES COMPETENTES

voltar ao topo