Saltar para o conteúdo principal
Lido 14817 vezes
Modificado em segunda-feira, 11 novembro 2019 15:17

Vale de Cavalos


 

 

JUNTA DE FREGUESIA DE VALE DE CAVALOS

Aprendendo no passado a construir no presente, visando avistar um melhor futuro...
 

 

Vale de Cavalos é uma freguesia do concelho de Chamusca, de cuja sede dista cerca de 10 quilómetros, no distrito de Santarém. Situando-se mesmo onde acaba a charneca e começa a campina, a Aldeia de Vale de Cavalos está edificada numa pequena elevação sobranceira às ricas terras da Borda-d’água.
 
Cedo os homens se fixaram, por terem ali fartura de pão e segurança face às cheias. Diversos achados arqueológicos, comprovam que no mesmo local onde hoje está a aldeia existiu também uma povoação Lusitano-Romana uns dois mil anos atrás. Chamava-se Trava e é, até ao momento, o mais antigo aglomerado populacional conhecido em toda a vasta área do actual concelho da Chamusca. Nas imediações da povoação, as terras do Paul de Trava, das mais férteis da Península Ibérica, foram intensamente exploradas, com excelentes resultados, ao longo dos séculos.
 
De entre as inúmeras culturas produzidas nas terras do campo, tem qualidade e tradição reconhecidas a vinha que, por ficar em terras da Rainha e produzir um vinho muito apreciado na Corte, escapou ao arranque decretado pelo Marquês de Pombal para as cepas do Ribatejo. Nos últimos anos, com as novas características da agricultura e as novas exigências do mercado, diversificaram-se as produções e modernizaram-se os processos, permanecendo as terras de Vale de Cavalos na vanguarda em termos de produtividade e de introdução de novos produtos e de novas tecnologias.
 
Da charneca sempre vieram os produtos da floresta. Em tempos, tiveram grande importância a cortiça e o carvão que se embarcavam nos portos da vizinhança e seguiam Tejo abaixo até Lisboa. Hoje em dia, a maior riqueza é a madeira que se procura explorar de forma equilibrada e racional.
 
Terra de assalariados rurais, Vale de Cavalos tem uma antiga e rica tradição de luta contra a exploração e por melhores condições de vida, quer nos tempos da 1.ª República quer durante os longos anos do Estado Novo.
 
Situada mais perto de Alpiarça do que da Chamusca e tendo muitas relações e muitas características em comum com a vila vizinha, foi uma terra disputada entre os dois concelhos, nos anos vinte. Ao pequeno município de Alpiarça, criado a seguir à implantação da República, por influência de José Relvas, convinha a anexação da extensa e rica Freguesia de Vale de Cavalos. Conseguiu-o durante sete anos, de 1919 a 1926, mas a vontade manifestada pela população de pertencer ao concelho da Chamusca acabou por prevalecer, e a Freguesia viria a ser reintegrada a 2 de Setembro de 1926. Sendo nesta data publicado no Diário da República o Decreto-lei nº 12.257 de 2/9/1926 da Direcção Geral da Administração Pública (Ministério do Interior), designando que se voltasse a integrar Vale de Cavalos no concelho da Chamusca. Este regresso foi motivo de grande regozijo, e de tal modo se considerou importante este evento, que a data da reintegração a 2 de Setembro, passou a ser durante alguns anos feriado municipal.
 
A Freguesia, que até poucos anos era a mais extensa do concelho, adquiriu a configuração actual em 1985, quando foi criada e destacada dela a Freguesia da Parreira. Mesmo assim, continua a ser uma das maiores do concelho, com os seus 11.900 hectares.
 
É esta a terra onde vivem e trabalham cerca de 1.300 Valcavalenses, entre a charneca e campina, com o Tejo nos olhos e o Ribatejo no coração, aprendendo no passado a construir no presente, visando avistar um melhor futuro...
 
 

Heráldica

 
Ordenação Heráldica do Brasão e Bandeira: Parecer emitido em 1 de Abril de 1997. Publicada no Diário da República Nº 136/97, III Série de 16 de Junho de 1997. DGAL: Nº 115/07 de 4 de Agosto de 1997.
 
Armas: Escudo de verde, dois cavalos afrontados, alegres, empinados, espantados e ferrados de vermelho, o da dextra de ouro e o da sinistra de prata; em chefe, pomba voante de prata, aureolada de ouro; em campanha faixeta ondeada de prata e azul de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: "VALE DE CAVALOS".
 
Selo: Nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Vale de Cavalos - Chamusca"
 
Bandeira: De branco, cordões e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
 
 

Caracterização da Freguesia

 
Vale de Cavalos é uma freguesia portuguesa do concelho da Chamusca, com 119,03 km² de área e 1.256 habitantes (2001). Dista da sede de concelhia cerca de 9 km.
 
Orago: Dívino Espírito Santo
Área da Freguesia: 119,03 Km²
População: 1.256 habitantes (1.026 Eleitores)
Densidade: 10,6 Hab. / Km²
Povoações: Vale de Cavalos, Caniceira, Casal das Oliveiras, Vale da Lama, Quinta Nova.
Actividades Económicas:
Agricultura, Floresta, Caça e Pesca
Artesanato: Cestos de verga e Latoaria
Festas e Romarias: Festa da N. Sr.a dos Remédios (1º Fim-de-Semana de Setembro), Festival de Folclore do Grupo de Danças e Cantares da Sociedade Recreativa Valcavalense (Agosto), Festa A.D.E.P.E.C. - Encontro de Folclore do Grupo Etnográfico "Paúl da Trava" (Junho).
Património Cultural e Edificado:
Igreja do Divíno Espírito Santo, Complexo Desportivo, Núcleo Museológico da Água, Salão Associativo e Sócio-Cultural Local, Espaços Urbanos Culturais, Campo de Tiro.
Ecologia e Paisagem: Floresta de Sobreiro e Pinheiros Mansos, Vala do Paul, Ribeira de Ulme, Vinhas, Grandes Pastagens de Cavalos.
Gastronomia: Cachola, Cabidela, Ensopado de Enguias, Enguias Fritas, Arroz de Tripas.
Colectividades: 1 Grupo Desportivo, 1 Rancho Folclórico, 1 Grupo Etnográfico, 1 Centro de Dia, 1 Comissão Fabriqueira Espírito Santo de Vale de Cavalos, Soc. Recreativa, Núcleo de Cicloturismo, 1 Ass. Defesa do Património Etnográfico e Cultural de Vale de Cavalos
 
 

Orgão Executivo [ Junta de Freguesia]

Presidente [PS]
José Lourenço Vieira Trindade
 
Secretário [PS]
Maria Lúcia Ferreira Lázaro Gameiro
 
Tesoureiro [PS]
Herculano Emídio Fernandes Amado
 
--
 

Orgão Deliberativo [Assembleia de Freguesia]

 
Presidente [PS]
Carina Isabel Pirinhas Henriques
 
1.º Secretário [PS]
Joana Andreia das Neves Gonçalves
 
2.º Secretário [PS]
Vítor Manuel Hipólito Castelo
 
Vogal [CDU]
Isabel Cristina Veríssimo Pires de Jesus 
 
Vogal [PS]
José Maria Fernandes e Silva
 
Vogal [PS]
Olga Hipólito Francisco
 
Vogal [CDU]
Guida Maria Soares Raimundo Leandro 
 
 

Morada e Contactos

        
Morada: Rua Junta de Freguesia, nº 17 - 2140-405 Vale de Cavalos
Telefone: 249 780 167 Fax: 249 780 086
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
 

Horário de atendimento ao público [dias úteis]

 
09h00 às 12h30 -  14h00 às 17h00
 
 
 
         
Tagged em
voltar ao topo