Saltar para o conteúdo principal
Lido 6880 vezes
Modificado em segunda-feira, 09 outubro 2017 16:01
Publicado em Circuito Borda d'Água

Circuito Borda D'Água

  ROTEIRO - Circuito BORDA D'ÁGUADescarregue Aqui

Tendo como imagem de fundo o rio Tejo e a Lezíria, propomos-lhes um interessante passeio a realizar de carro e onde, pelo meio poderá fazer uma viagem de barco, pelo rio Tejo, até ao Castelo de Almourol.

"Chamusca: Da Ponte ao Castelo de Almourol..."

Comece por admirar a Ponte da Chamusca, monumento em ferro que, com a sua inauguração, trouxe à região desenvolvimento, sendo considerada para o concelho como uma das obras mais relevantes do século XX. À sua construção ficará sempre ligado o nome do Dr. João Joaquim Isidro dos Reis, que fez desta obra uma das máximas da sua vida como homem e político.

Seguindo para norte, pela E.N. 118, antes de entrar na localidade sugerimos uma visita à Borda d'Água onde poderá usufruir a magnitude do Rio Tejo em plena lezíria Ribatejana. Para chegar vire à sua esquerda e percorra o Dique do Ribeiro do Casal Velho. De regresso à E.N.118 chega à aldeia do Pinheiro Grande (União das Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande), uma das povoações mais antigas do Concelho. Foi comenda da Ordem dos Templários e faz parte da Ordem de Cristo. Vestígios destas influências, podem ser observados no edifício da Colectividade e na casa Paroquial.

A igreja, fundada pelos Templários, foi sofrendo, ao longo dos tempos, vários incidentes, sendo o seu actual aspecto do início do século XX. No seu interior encontra-se a laje tumular de D. Juan de la Cueva, 2.º comendador do Pinheiro Grande, bem como uma imagem em pedra de Santa Maria do Pinheiro Grande. Subindo até às Cabeças do Pinheiro encontra um miradouro oferece uma soberba vista da lezíria e do rio Tejo.

Retomando a E.N.118, no sentido norte, chega à freguesia da Carregueira. Famosa pelos seus laranjais é aqui que se encontram as laranjas mais sumarentas, saborosas e perfumadas que conhecemos. Parando num dos vários pontos de venda que se encontram ao longo da estrada, poderá confirmar a nossa opinião. No centro da localidade, seguindo as placas, no sentido nascente, irá até ao Espaço de Lazer "Mãe d'Água". A "Mãe d'Água" é um conjunto de sistemas de aproveitamento de água, composto por uma nascente, açude ou tanque de horas, antigo bebedouro para animais adaptada a lavadouro público e a reconstituição de uma antiga azenha. Diz-se que quem beber a sua água fará casamento na Carregueira.

:: Pelo mesmo percurso voltará à E.N. e retomando o sentido norte chega ao Arripiado. Nesta aldeia, edificada em declive que desce até ao Tejo, estacione o veículo e desfrute de um belo passeio até à beira rio.
Comece por admirar a Igreja de S. Marcos, belíssimo edifício dos anos 60 do século XX, cuja impressionante fachada pertenceu à demolida igreja de Santa Apolónia, em Lisboa. Como achamos a sua "história" pitoresca dir-lhe-emos que a fachada foi oferecida pelo Patriarcado de Lisboa à Comissão de construção da igreja do Arripiado e que as cantarias todas desmanchadas e numeradas foram transportadas de Lisboa até Tancos por comboio, de Tancos ao Arripiado, por barco e, do cais do Arripiado até ao local da edificação em carros de bois.

Calcorreando ruas estreitas e escadinhas chega à zona ribeirinha. Aqui um espaço em calçada portuguesa, decorado com esculturas de José Coelho, dá lugar a um cais fluvial a partir do qual uma barca de passagem liga o Arripiado à Vila de Tancos. É aqui que em Agosto se realiza a Festa do Arripiado, cujo ponto alto é a procissão fluvial e o "Encontro" entre o padroeiro do Arripiado, São Marcos e Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Tancos. Retomando o percurso em automóvel regresse à E.N. 118 e continuando no sentido norte, encontra a indicação de "Miradouro do Almourol", do qual poderá fruir a beleza paisagística das margens do rio Tejo e do encantamento do Castelo de Almourol, tudo isto "guardado" por uma escultura de Mestre João Cutileiro, representando um "Guerreiro".

Localizar no Mapa...

 

Para mais informações contacte...
Câmara Municipal de Chamusca - Posto de Turismo
Rua Direita de S. Pedro - 2140-098 Chamusca - Tel. 249 769 100 - Fax 249 760 211
E-mail:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tagged em
voltar ao topo