Saltar para o conteúdo principal
Lido 9551 vezes
Modificado em quinta-feira, 15 outubro 2015 12:32
Publicado em Heráldica

Heráldica

 

Heráldica do Município

 

Brasão MunicípioBrasão - O Município da Chamusca tem o seu brasão de armas, selo e bandeira devidamente aprovados pela portaria n.º 7819, de 10 de Maio de 1934, publicada no Diário do Governo n.º 108, I Série, do referido ano, emanado de Sua Excelência o Ministro do Interior.

 
Armas - De prata, com um leão rampante de púrpura, armado de azul. Bordadura de negro carregada de quatro cachos de uvas de ouro, folhados e troncados do mesmo, alternados com quatro romãs de ouro abertas de vermelho. Coroa mural de prata de quatro torres e listel branco com os dizeres “Vila da Chamusca” ou “Câmara Municipal de Chamusca”.
 
 

 

Bandeira Município

 

Bandeira - Esquartelada de amarelo e de púrpura. Cordões e borlas de ouro e de púrpura. Lança e haste douradas. Ao centro das armas e em homenagem aos Silvas que deram motivo a que a Chamusca fosse elevada à categoria de Vila, está o leão de púrpura, armado de azul. A púrpura, na heráldica, significa opulência, respeito, dever e realidade. O azul que arma o leão, significa caridade e lealdade, circunstâncias que caracterizam os naturais da Chamusca. A prata do campo significa humildade e riqueza. O negro que esmalta a bordadura, representa a terra e significa firmeza, honestidade e cortesia. As uvas, representando a fertilidade da região e simbolizando a fortuna, alternadas com as romãs, rainhas dos frutos, são de ouro porque este metal, na heráldica, significa fé, fidelidade, poder e liberalidade. Pelas peças que constituem as armas e pelos esmaltes das mesmas, fica a história da vida local e as qualidades dos seus naturais, bem salientadas.

 

Selo - Circular, tendo ao centro as figuras das armas sem indicação dos esmaltes e, em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres “Câmara Municipal de Chamusca”.

Selo Município

 

 

 

 

 

Tagged em
voltar ao topo