Ano letivo arranca com novas ações de combate ao insucesso escolar

Com o arranque do ano letivo 2019/2020, no próximo dia 13 de setembro, regressam à Chamusca as ações no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na Lezíria do Tejo (PIICIE LT).

Para este novo ano letivo, o projeto apresenta novidades, nomeadamente, com o alargamento de abrangência dos Grupos de Pais para crianças dos 8 aos 18 anos. Vão haver ainda sessões de Meditação Mindfulness em contexto de sala de aula, aulas na natureza, um concurso anual de empreendedorismo criativo e festival de inovação, roadshow do Laboratório Móvel nos 10 municípios da Lezíria do Tejo, a dinamização dos novos ambientes educativos inovadores – salas de aula do futuro e muitas outras atividades a ser reveladas ao longo do ano.

Ainda antes do arranque do ano letivo, no concelho da Chamusca decorreram duas formações para docentes: Formação em Lego e Robótica, destinada a docentes dos 2.º e 3.º ciclos de ensino; formação em Mindfulness para educadores e professores do 1.º ciclo do ensino básico com quatro sessões. Houve ainda formação para os assistentes operacionais: em Gestão de Comportamentos e Emoções; e em Abordagem Neuropsicopedagógica e Educação Inclusiva.

No ano letivo 2018/2019, dentro dos seus eixos de intervenção, o PICIIE LT desenvolveu, através do trabalho e empenho dos Municípios, e das respetivas Equipas Multidisciplinares de Intervenção Comunitária (EMIC) envolvidas, várias ações foram implementadas, entre as quais: Parentalidade Positiva e Mentoria, Oficinas de Inteligência Emocional em várias turmas, o primeiro roadshow do Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), inauguração de Salas do Futuro e a realização de Bootcamps Intermunicipais e Municipais de Criatividade e Inovação no Campo Militar de Santa Margarida e em Valada, no Cartaxo.

Durante o ano letivo passado, o projeto superou as expectativas envolvendo um total de cerca de 15 mil beneficiários, entre alunos, pais, professores, técnicos e educadores.

O PIICIE LT é um projeto promovido pela CIMLT e pelos seus municípios associados, com vista à promoção do sucesso educativo e à prevenção do abandono escolar, desde o pré-escolar até aos ensinos básico e secundário.