Saltar para o conteúdo principal
Lido 9628 vezes
Modificado em segunda-feira, 09 outubro 2017 16:02

Circuito da Charneca Ribatejana

 ROTEIRO - Circuito Charneca Ribatejana - Descarregue Aqui

É por terra, que propomos este percurso. Por terras de trabalho, da Lezíria e da Charneca Ribatejana. Neste percurso será inevitável a utilização de viatura...

 

"Chamusca: Da Lezíria ao coração da Charneca..." 

 
Tendo como referência a estrada do campo que sai do Largo do Areal, espaço de homenagem ao trabalhador agrícola do Concelho da Chamusca, deixamos a Vila em direcção ao sul, tomando como objectivo a localidade e freguesia de Vale de Cavalos. Aqui, registos de vestígios romanos provam a antiguidade da presença humana, neste lugar, entre a Charneca e a Lezíria. Merece destaque a Igreja  do Divino Espírito Santo (localmente também conhecida por Igreja de Nossa Senhora dos Remédios).
 
Seguindo em direcção à localidade  da Parreira (União de Freguesias de Parreira e Chouto), sente-se a imensidão da paisagem quebrada apenas por pormenores sublimes da natureza. A Parreira tem na floresta a sua principal riqueza e oferece óptimas condições para o repouso e a prática de actividades em plena natureza, com destaque para a caça.
 
Tomando a direcção para norte é nesta imensa área que se encontram  sediadas as várias ganadarias de gado bravo do concelhosendo pois frequente verem-se as manadas pastando pelos campos. Para melhor contemplar este aspectoaconselhamos a seguir pela indicação Pego da Curva em direcção ao Casal do Gorjão encontra a Estrada Nacional 243, que segue para oeste em direcção ao ChoutoChamusca.
O Chouto (União das Freguesias da Parreira e Chouto), é por esse motivo considerado como a capital da charneca, local onde se realiza , pelo S. Pedro, a tradicional e bicentenária feira com o mesmo nome (conhecida localmente por Feira do Chocalho)
O Chouto oferece óptimas condições para a prática em plena charneca de actividades ligadas à caça e em particular ao Cavalo e ao Touro Bravo. Na imensa área da freguesia encontram-se sediadas as várias ganadarias de gado bravo do concelho, sendo pois frequente verem-se as manadas pastando pelos campos. Para melhor contemplar este aspecto, aconselhamos a seguir pela indicação Pego da Curva em direcção ao Casal do Gorjão. encontra a Estrada Nacional 243, que segue para oeste em direcção ao Chouto, Chamusca.
  
Embora estejamos sensivelmente a meio do percurso, referimos que em toda a sua extensão podem ser encontrados diversos e interessantes apontamentos de gastronomia caseira.
 
Retomando o nosso passeio, podemos seguir em direcção à pequena aldeia do Semideiro. Aqui, sente-se a forte presença do trabalho ligado à floresta e aos arrozais da Ribeira de Ulme. Ao longo da Ribeira funcionaram até  alguns anos, cerca de vinte moinhos d'água, que, de momento não são visitáveis.
 
Descendo sempre ao longo da Ribeira, acentuam-se os contrastes da paisagem, entre a floresta e os limites alagados do curso de água. Chega-se a Ulme, Vila gémea da Chamusca, antiga sede de Concelho e constatamos que conserva ainda a Casa da Forca, onde esteve instalada a Câmara Municipal e se fazia justiça. Visite a Igreja de Nossa Senhora da Conceição onde poderá encontrar um pequeno núcleo museológico de invulgar interesse. Esta freguesia oferece, ainda,  excelentes condições para passeios " Todo o Terreno ".
 
Usando a Estrada Nacional 243, em direcção à Chamusca, vai encontrar a Estrada Nacional 118, indispensável para regressar a qualquer sítio.
 
:: A Charneca Ribatejana
Outras Informações e Referências Turisticas a consultar...
 
Charneca Ribatejana: Um fim-de-semana num mundo genuíno às portas da metrópole
 
O Ribatejo tem, desde há muito, uma forte e colorida imagem de marca, identificada mesmo por quem nunca o visitou: touros e cavalos, touradas e ganadeiros, campinos, forcados e fandango. Tudo isso existe na realidade, mas, precisamente por ser já tão divulgado, não é o objecto principal deste artigo, que se consagra a um Ribatejo menos visível mas porventura ainda mais autêntico – o da Charneca...              
In Jornal Pessoas e Lugares, Ed. 29 / Maio 2005
 
Localizar no Mapa...
Para mais informações contacte...
Câmara Municipal de Chamusca - Posto de Turismo
Rua Direita de S. Pedro - 2140-098 Chamusca - Tel. 249 769 100 - Fax 249 760 211
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
 
 
Tagged em
voltar ao topo