História
A 30 de julho de 1988, é inaugurada a Biblioteca Pública Municipal da Chamusca, que temporariamente se instalou num edifício pré-fabricado (antiga dependência da Caixa Geral Depósitos), sito na Rua General Humberto Delgado.
A 14 de maio de 2010, é inaugurado o novo edifício da Biblioteca Municipal da Chamusca.
Numa singela homenagem entendeu o Município da Chamusca trazer de volta à sua terra natal, Ruy Gomes da Silva, figura emblemática do séc. XVI e fundador das Vilas da Chamusca e Ulme, perpetuando o seu nome através da Biblioteca Municipal.
Espaço moderno e aprazível foi construído através do contrato-programa celebrado entre o Município da Chamusca e a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas.
O novo edifício foi concebido de acordo com o programa estabelecido pela Rede Nacional de Leitura Pública, num projeto da autoria dos arquitetos Victor Leite, Paula Nabais e Miguel Figueiredo.
Procurando adaptar o edifício às novas necessidades do público, entre 2020 e 2021 a Biblioteca Municipal foi alvo de uma porfunda remodelação. Nesta intervenção foi valorizado o espaço da receção, deslocalizou-se o espaço infantil, criou-se um espaço para os jovens, e a sala de adultos viu a sua coleção ser valorizada e rejuvenescida.
Novos espaços e novos serviços para melhor servir a comunidade do concelho da Chamusca.
Conceito
Porta aberta à comunidade, a Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, é um serviço público do Município da Chamusca e tem como missão, assente nos princípios do Manifesto da Unesco sobre as Bibliotecas Públicas, assegurar aos munícipes o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, contribuindo desta forma para elevar o seu nível cultural e a sua qualidade de vida.
A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva (BMRGS), instituição ativa, pretende inspirar a aprendizagem ao longo da vida, promover o acesso ao conhecimento e fortalecer a comunidade, centrando sempre a sua ação nas necessidades dos cidadãos do concelho da Chamusca.
PISO 0
Receção
Espaço de acolhimento, onde os utilizadores têm o primeiro contacto com a Biblioteca Municipal.
Aqui, os utilizadores poderão obter várias informações, bem como o cartão de utilizador, requisitar, devolver, renovar ou reservar documentos, tirar fotocópias, fazer impressões e digitalizações.
Na receção encontra-se um pequeno "lounge" onde os utilizadores poderão sentar-se confortavelmente e ler um jornal, uma revista, ou saber as novidades culturais do Município da Chamusca.
Primeiras leituras (espaço infantil)
Espaço de colo, que pretende receber as famílias e os mais novos que iniciam a sua viagem no mundo da leitura.
Ambiente criativo que respeita as características e a natureza das crianças. Assente numa decoração minimalista, mas estimulante fazendo o equilíbrio entre os jogos, as brincadeiras e a leitura em vários suportes.
Aqui poderá encontrar as mais recentes novidades bibliográficas, bem como toda a coleção de literatura infantil, organizadas em consonância com a competência leitora, ou seja, leitura iniciante, leitura mediana e leitura autónoma.
Sala Polivalente
Espaço amplo que permite a realização de diferentes atividades e eventos.
Encontros com escritores, concertos, conferências, tertúlias de poesia, exposições em vários formatos e materiais, conversas com personalidades destacadas em diversas áreas da comunidade chamusquense, aulas de preparação para o parto, entre outras.
Galeria de Arte
No espaço de transição entre o piso 0 para o piso 1 encontra-se a exposição fixa das obras de arte oferecidas pelos vários artistas que passaram pela Biblioteca, bem como uma mensagem de agradecimento a essa oferta.
Pinturas a óleo, aguarela, cerâmica, pastel, são inúmeras e variadas as obras de arte que podemos observar neste espaço.
PISO 1
BiblioLab | aprendizagem e criação
( Biblio= livro em grego + Lab= laboratório, experimentação )
Centro de inovação, de leitura e de aprendizagem tecnológica coletiva e social. Aqui os jovens poderão experienciar num ambiente mais informal várias formas de ler e em diversos suportes. De acesso gratuito, este espaço direcionado para a criatividade e para a experimentação, mas também para a inclusão social.
Local com valências diferenciadas, impressão 3D, recicláveis (papéis e plásticos), pequena robótica e programação permitindo ao utilizador aprender fazendo, criar e inovar, oferecendo simultaneamente workshops, bootcamps, entre outras ações que contribuirão para consolidar a biblioteca como um espaço de formação não formal e de aprendizagem ao longo da vida.
Ler com sentido (hora do conto)
Espaço multissensorial que tem como objetivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão, envolta em educação pela arte que este espaço procura promover e reforçar competências emocionais e sociais, a autonomia e a integração social, através de exploração de histórias infantis.
Sala do conhecimento (sala de adultos)
Segundo Alberto Manguel “o poder dos leitores não reside na sua capacidade de reunir informação, mas sim no dom de interpretar, associar e transformar o que leem.”
Nesta sala poderá ter acesso à informação, mas também à criação de conhecimento, através de relações intelectuais e conversas que estimulam o pensamento e fomentem a criação de conhecimento. Entre as portas de vidro encontrará um espaço para estudo, diálogo e criatividade coletiva.
Catálogo online
Em qualquer lugar e à distância de um clique os interessados poderão aceder a todos os registos bibliográficos disponíveis na Biblioteca Municipal.
A coleção de uma biblioteca viva, tal como os seus leitores, tem a necessidade de se movimentar, aumentar, diminuir, deslocar-se, reposicionar-se ao longo dos anos.
Biblioteca digital do fundo local
Considera-se “Fundo local como o conjunto organizado de espécies documentais em qualquer suporte, produzidos por uma comunidade ou com ela relacionada, que se referem aos mais variados aspetos da sua vida, história e atividades”.
O Município da Chamusca editou obras literárias de vários escritores locais bem como sobre gastronomia, história local, turismo, teatro e tradições.
A Biblioteca digital permitirá aceder à informação local e regional em qualquer parte do mundo visando a valorização, promoção e divulgação da cultura do concelho da Chamusca.
Fundo local: curadoria de conteúdos
Compete à Biblioteca Municipal reunir e preservar palavras, histórias, sons, filmes em suporte de papel e digital que as pessoas partilham da história local, constituindo a memória coletiva da sua comunidade para gerações vindouras.
Empréstimo domiciliário e interbibliotecas
Após a inscrição e com o respetivo cartão de utilizador a Biblioteca Municipal empresta livros, filmes, cd´s e jogos quer da sua coleção quer da coleção das 11 bibliotecas que integram a RIBLT (Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo).
Acesso à Internet
A Biblioteca Municipal disponibiliza gratuitamente o acesso a internet quer através de postos fixos, quer através da rede wireless.
A utilização destes equipamentos está sujeita ao cumprimento de um determinado conjunto de Normas.
Espaços para desconectar
Por todo o edifício da Biblioteca vão surgindo espaços que convidam a uma experiência analógica, estar tranquilamente em silêncio. Vamos recriar ambientes de sala de estar e recomendar deixar de lado os dispositivos móveis.
Espaço de experimentação
A Biblioteca Municipal é o local onde as pessoas encontram os meios para fazer algo que projetaram.
Gerador de conhecimento este espaço pretende oferecer valências diferenciadas e ainda um programa anual de workshops/oficinas, consolidando a BMRGS como um espaço de formação não formal de aprendizagem, de jogo e experimentação. Intervir para democratizar, favorecer o espirito critico, valorizar a criatividade num espaço para experimentar, dando forma às ideias.
Para se utilizar o serviço de empréstimo da Biblioteca Municipal é necessário a inscrição prévia, a qual é gratuita.
No ato da inscrição deverá ser apresentado um documento de identificação (Cartão do Cidadão, Passaporte, etc.) e será preenchida uma ficha que funcionará como termo de responsabilidade a qual, no caso de o leitor ser menor, deverá ser assinada por um dos pais ou responsável legal.
Deverá igualmente ser apresentado um documento comprovativo da residência. Após a inscrição será entregue o Cartão de Leitor, sendo este pessoal e intransmissível.
A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva oferece um vasto e diversificado programa de atividades de promoção e animação do livro, da leitura e das literacias dirigido a toda a comunidade.
Articulado com outras entidades como a Biblioteca Escolar, a RIBLT (Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo), o Centro de Saúde da Chamusca e outras instituições de carater social, este programa pretende levar crianças, jovens e séniores a encontrar aqui um espaço para ler, aprender e crescer em conjunto.
A BMRGS oferece ainda formação no manuseamento e exploração dos recursos digitais.