Saltar para o conteúdo principal

Município da Chamusca lidera a tabela de investidores sociais na região do Alentejo

O Município da Chamusca esteve representado no Fórum Inovação Social na Região Alentejo, um evento organizado no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Alentejo, em Évora.

A CCDR Alentejo, agrega a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, da qual o Município da Chamusca faz parte.

Este evento, que se realizou no passado dia 14 de setembro, teve como objetivo realizar um balanço sobre perspetivas futuras para a inovação social no Alentejo, bem como apresentar projetos e iniciativas de inovação e empreendedorismo social relevantes.

O Município esteve representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Queimado, e pela Vice-Presidente e Vereadora com os pelouros da Ação Social e Educação, Cláudia Moreira.

Neste evento, onde esteve presente a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, o Município da Chamusca destacou-se como o maior investidor social da região do Alentejo, com um investimento na ordem dos €275.511. De acordo com a Vice-Presidente Cláudia Moreira, “com 275mil euros de investimento, conseguimos financiar à volta de um milhão de euros em projetos canalizados para a Inovação Social”.

Para a Vice-Presidente, a inovação social é “termos a capacidade de encontrar soluções criativas e diferenciadas para resolver problemas já há muito tempo existentes, tendo em conta as particularidades dos nossos territórios mas também sempre com a preocupação de gerar impacto social”, frisou.

Recorde-se que o Município da Chamusca é investidor social em projetos de vários parceiros sociais nomeadamente HiveWork Social, Fábrica do Empreendedor, Cantinho Digital, Agita(r)damente, Asas do Tempo, INCLUSIVAMENTE, 10 Mil Vidas, Academia de Líderes UBUNTU e, mais recentemente, o projeto Feliz_MENTE, um projeto pioneiro que visa a prevenção e combate da doença mental.

Para a Vice-Presidente Cláudia Moreira “Quando se fala em inovação social, fala-se em melhoria da qualidade de vida das nossas pessoas e, portanto, este é um investimento que iremos continuar a fazer. É um trabalho e um caminho que devemos continuar a percorrer”.