Saltar para o conteúdo principal

Dia da Juventude junta 500 crianças na Chamusca

Hoje, num dia completamente dedicado à Juventude, a vila da Chamusca pintou-se de cor e alegria com a presença de cerca de 500 crianças, do ensino pré-escolar e do ensino básico do concelho, que ao longo do dia participaram em várias atividades organizadas pelo Município. Durante a manhã as crianças tiveram oportunidade de assistir a um espetáculo dirigido pelo professor de música João Ferreira, no qual cantaram e dançaram com uma alegria e uma felicidade contagiante.

No dia dedicado à freguesia da Carregueira o certame abriu com uma degustação de torta de laranja, sumo de laranja e morangos, no espaço Petiscaria, confecionada com as doces e suculentas laranjas da Carregueira, seguiu com a atuação do Coro Sénior da Carregueira, com uma demonstração das tradicionais marchas da freguesia, com a atuação do Rancho da Associação de Danças e Cantares “Os Camponeses” e do Rancho Folclórico Etnográfico e Infantil da Carregueira.

A festa continuou noite adentro com os FH5, no Palco Arraial, FunkOff e o Dj Angel da discoteca Kiay, no Palco da Juventude.

O grande concerto da noite ficou a cargo dos Karetus, num concerto épico e inacreditável que levou o público ao rubro num ambiente de euforia e apoteose.

Amanhã, quinta-feira de Ascensão, o dia é dedicado à União de Freguesias da Chamusca e do Pinheiro Grande.

É em quinta-feira de espiga que a festa atinge o seu expoente máximo com a tradicional Entrada de Toiros, na qual os toiros percorrem a artéria principal da vila desde o Areal até à centenária praça de toiros.

A vila da Chamusca recebe, neste dia, milhares de aficionados, que vêm em busca da emoção de ver passar os toiros e vivenciar um espetáculo verdadeiramente mágico e único, numa onda de entusiasmo e de emoção, que se traduz numa recriação de outros tempos, numa época em que a população esperava a chegada dos toiros bravos, que eram trazidos da charneca e das ganadarias para a vila, para a tradicional corrida de toiros em Quinta-feira de Ascensão ou para trabalharem nas lides do campo. Nessa altura eram estes animais que puxavam as charruas para lavrar as terras. O dia em que estes animais chegavam era sempre um momento alto e emocionante no concelho. Recorde-se que a Chamusca tem desde há muitos anos uma grande tradição ligada à tauromaquia, sendo que os primeiros registos que existem remontam ao séc. XVII.

O dia começa bem cedo com a Apanha da Espiga (08h00), segue com a cerimónia da Bênção dos Dons da Terra e dos Animais, com a ancestral Entrada de Toiros (12h00), a Degustação Gastronómica da Confraria da Espiga (13h30), no Parque Municipal. À tarde, a centenária Praça de Toiros da Chamusca recebe a tradicional Corrida de Toiros (17h00).

Em praça vão estar os cavaleiros António Telles e João Moura JR e o matador Manuel Dias Gomes. A pegar estão os dois grupos da terra, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca. Durante a corrida serão lidados seis toiros da Ganadaria de Manuel Veiga.

Pela tarde há arraial com o “Trio Pica Cebolas”, degustação das tradicionais trouxas de ovos no espaço Petiscaria, atuação da Tuna Sénior da Chamusca e Pinheiro Grande, a atuação do grupo de Danças e Cantares da Chamusca e do Ribatejo e do Rancho Folclórico e Etnográfico do Pinheiro Grande. À noite sobe ao palco do cineteatro a peça Best Off Paló, do grupo da Associação Chamusc’Arte.

O principal concerto fica a cargo de Rosinha, um dos nomes mais populares da música portuguesa, que com o seu estilo brincalhão e a sua forma tão característica de brincar com as palavras, promete uma vez mais um espetáculo cheio de boa disposição e alegria.

A noite é ainda preenchida com o espetáculo de fados com Manuel João Ferreira, no palco Arraial. No palco Juventude cabe aos Meninos do Rio e ao DJ Kito, da discoteca Seven, animar a festa até de madrugada.

Consulte o programa oficial em https://www.cm-chamusca.pt/ascensao23.